fotografia tirada de foto antiga, mostrando como era a casa antigamente |
Localizada no bairro do Jabaquara, a Casa do Sítio da Ressaca é uma construção bandeirista do período colonial brasileiro. A casa foi construída, provavelmente, em 1719, como atestam suas portas, batentes e algumas de suas telhas.
data de 1719 gravada na madeira - provável data da construção |
Recebeu esse nome em 1780, possivelmente por ser banhado pelo córrego Barreiro, mais conhecido como Fagundes e Ressaca. O seu primeiro proprietário foi o Sargento-Mór Lopes de Medeiros, contudo o nome até então da propriedade era Piranga.
Registros constam que, em 1716, Maria de Vasconcelos mandou construir ali uma casa, contudo não provam se esta seria a mesma que permanece até hoje. A Casa do Sítio da Ressaca possui algumas particularidades em relação aos demais exemplares de casas de bandeirantes existentes na cidade. Sua planta é assimétrica, tem um único alpendre não centralizado na fachada principal e o telhado de duas águas.
Em 1969, o sítio foi loteado pelo seu último proprietário, Antonio Cantarella, responsável pela urbanização do bairro do Jabaquara. Esta modificação coincidiu com a chegada do metrô à região e a desapropriação de mais de um terço da área para instalação do seu pátio de manobras.
Somente em 1978 a casa foi desapropriada. A partir dessa data começaram as obras de restauração, que duraram até o ano seguinte. Contudo, em 1986 houve um incêndio parcial na propriedade, o que levou a novas obras de restauração e conservação em 1987, 1988, 1990 e 2002.
A Casa do Sítio da Ressaca possui exposições e atividades voltadas à memória da presença afro-brasileira na região, assim como fazeres e manifestações da cultura popular. De 1991 a 2002, a Casa abrigou o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro (www.cidadedesaopaulo.com)
Dicas:
- Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 - Jabaquara
São Paulo/SP - CEP 04321-020
Tel: +55 11 5011 7233
museudacidade@prefeitura.sp.gov.br
- Exposição
Terça a domingo, das 9h às 17h
Há Serviço Educativo no local
Entrada franca
- Linhas de ônibus consultar: www.sptrans.com.br
- estação de metrô mais próxima: Jabaquara - linha azul
Nenhum comentário:
Postar um comentário