Villa Farnesina em Roma, é um dos mais magníficos exemplos desse tipo de arte. Realizada pelo arquiteto Baldassare Peruzzi no início do século 16, sob encomenda do rico banqueiro de Siena, Agostino Chigi, amante das artes e da cultura, este palácio tem afrescos do próprio Peruzzi, Rafael Sanzio, Sebastiano del Piombo e Giovanni A. Bazzi, mais conhecido como Sodoma. Após a morte do banqueiro a vila foi vendida para a família Farnese em 1577.
Dividida em dois andares, Villa Farnesina, localizada na área do Trastevere, oferece aos seus visitantes um espetáculo visual de símbolos e alegorias sobre temas mitológicos. Atualmente o palácio é também sede representativa da Accademia Nazionale dei Lincei.
Estão abertas ao público a Sala della Galatea , a Loggia di Amore e Psiche, a Sala das Frisas, a Sala das Perspectivas, e a chamada Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane.
A Loggia di Amore e Psiche tem esse nome pelos afrescos pintados por Raffaello e discípulos de seu atelier, que representam os episódios do mito de Psique, inspirados no "Asno de ouro" de Apuléio, escritor latino do século II DC. A narração é circundada por festões de flores e frutos atribuídos a Giovanni da Udine. Estas representações compoem um importantíssimo registro botânico de época , visto que há apenas duas décadas, incorpora ao vasto descritivo das espécies conhecidas de então, plantas vinda das Américas trazidas por Cristovão Colombo.
A Sala das Frisas chama-se assim pelos afrescos estreitos que a circundam, pintados por Baldassarre Peruzzi e representam os 12 trabalhos de Hércules e outros temas mitológicos tão ao gosto do homem renascentista.
Já a Loggia della Galatea foi pintada por vários artistas. Há lá uma representação do mapa astrológico de Agostino Chigi feita por Peruzzi. Cenas mitológicas e o Polyphéme de Sebastiano del Piombo e a imagem mais famosa da sala , Galatea que é atribuida a Raffaello.
A sala das Perspectivas tem esse nome tirado da decoração de Baldassarre Peruzzi que em 1519, pintou os afrescos com vistas perspectivas de cenas urbanas e campestres entre falsas colunas em trompe l'oeil. Figuras de divindades em nichos situados sobre portas e janelas e cenas mitológicas entre as quais, sobre uma chaminé, a forja de Volcano completam o conjunto.
A Sala das Núpcias de Alexandre o Grande e Roxane que recebe esse nome pelo grande afresco que ocupa uma das paredes, era na origem o quarto de dormir de Agostino Chigi que confiou em 1519, a decoração ao pintor Giovanni Antonio Bazzi dito Sodoma a época de seu casamento com Francesca Ordeaschi.
afresco de Rafael Sanzio retratando o herói Perseu (capa vermelha), arrancando a cabeça da Medusa.
Sala do Amor e Psique
O Conselho dos Deuses 1517
Teto "à caissons" do século XVI da Sala das Núpcias
Sala das Perspectivas
Detalhe do afresco na Sala das Núpcias de Alexandre Magno e Roxane
Sala das Núpcias de Alexandre Magno e Roxane.
“Triunfo de Galatéia”, de Rafael Sanzio retrata o herói Perseu arrancando a cabeça da Medusa.
Via della Lungara, 230, 00165 Roma, Itália
Telefone:+39 06 6802 7268
Tel: 2221-0888
Alexandre ou Nalva
Nenhum comentário:
Postar um comentário