A família Jafet, de origem sírio-libanesa, começou a imigrar para o Brasil em 1887. Os primeiros a chegar foram Basílio e seu primo, que iniciaram suas novas vidas como mascates em Minas Gerais; por volta de 1890, abriram uma loja de tecidos e armarinhos em São Paulo, na Rua 25 de Março. Com a vinda de outros irmãos – Nami, Benjamin e João –, as atividades de comércio se ampliaram para a venda por atacado e para importação de tecidos finos. Em 1906, inauguraram a Companhia Fabril de Tecelagem e Estamparia Ipiranga, que chegou a empregar quatro mil pessoas.
Na década de 1940, quando o Ipiranga já se consolidara como bairro industrial, a fábrica tinha uma vila operária que incluía armazém de abastecimento, escola, posto médico, creche, parque infantil, biblioteca e praça de esportes. Então, outros imigrantes sírio-libaneses já haviam instalado estabelecimentos comerciais na região.
A numerosa família Jafet fixou, também residência no bairro do Ipiranga, em doze palacetes próximos uns aos outros e ao Museu do Ipiranga, constituindo uma paisagem singular no entorno do Parque da Independência. Os palacetes representam uma forma de morar na cidade de São Paulo no início do século XX, na qual a organização interna dos espaços se funde aos traços estéticos e detalhes decorativos ecléticos de influência neoclássica e oriental, marcados pela elegância, pelo requinte e pela suntuosidade que revelam a identidade e o legado cultural dos proprietários. (fonte: www.prefeitura.sp.gov.br)
Hoje, o local está sob responsabilidade da empresa Palácio dos Cedros, e seu espaço também serve de locação para novelas, filmes etc.
Como curiosidade, na novela "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, exibida pela Rede Globo, as externas da residência da personagem Nicole, foram gravadas na mansão.
Foto da Cibele publicada no mapa das 460 coisas que amamos em São Paulo, como parte das comemorações dos seus 460 anos (infograficos.estadao.com.br), com a resenha: "Gostaria de compartilhar o Palácio dos Cedros, que fica no Ipiranga, bairro em que moro e que é um dos mais antigos da cidade e que abriga importantes pontos históricos da cidade. O Palácio dos Cedros, era antiga casa da família Jafet que foi construída para abrigar o casal Basílio e Adma Jafet e as filhas Violeta e Angela, localizado perto do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência. O projeto arquitetônico mescla estilo oriental, clássico e barroco, e se assemelha a um castelo do período renascentista".
em primeiro plano, a mansão que serviu como residência de Basílio e Adma Jafet
Palácio dos Cedros |
Nenhum comentário:
Postar um comentário