Localizado no Parque D. Pedro II, e projetado por Domiziano Rossi, com a colaboração dos arquitetos Ramos de Azevedo e Ricardo Severo, teve suas obras iniciadas em 30 de maio de 1911 e inaugurado em 29 de abril de 1924 , o Palácio das Indústrias foi concebido inicialmente como um espaço permanente de exposições agrícolas e industriais mas abrigou várias instituições, entre elas, desde o ano de sua inauguração, a Rádio Educadora Paulista , primeira estação paulista de rádio (atualmente Rádio Gazeta).
Em 1992, passou a ser a sede da prefeitura da cidade, até então localizada junto ao parque do Ibirapuera. Na ocasião dessa mudança, foi proposta a criação de um edifício anexo, a fim de expandir as instalações da prefeitura e ao mesmo tempo servir de pivô para uma revitalização na área do entorno do Parque Dom Pedro II. O projeto, assinado por Lina Bo Bardi, jamais foi executado.
Abrigou a sede da prefeitura de São Paulo até o ano de 2004, quando esta foi transferida para o Edifício Matarazzo. Além disso, foi sede da Assembléia Legislativa de 1947 a 1968 e também da Secretaria de Segurança Pública.
Desde o dia 27 de março de 2009 o edifício abriga o Museu Catavento, um museu dedicado às ciências. (pt.wikipedia.org)
avião Douglas DC-3 |
conjunto de limpeza urbana - início do séc XX |
Tombado pelo patrimônio histórico, e hoje sede do Catavento, o prédio volta à sua função original - exposições - só que agora, voltadas à educação e à cultura
Uma diversão para as crianças e para os pais também!
Poço do pátio interno |
traz o nome de todas as cidades do Estado de São Paulo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário