"Paranapiacaba" originou-se do termo tupi guarani, que significa "lugar de onde se vê o mar", através da junção de paranã (mar), epiak (ver) e aba (lugar).
A Vila surgiu por conta da construção da primeira ferrovia do estado de São Paulo, em 1865 e, para abrigar os operários da companhia britânica São Paulo Railway
Todo ano, no mês de abril acontece o Festival do Cambuci (fruto encontrado na Serra do Mar) e, no mês de julho o Festival de Inverno.
Obs.: todas as fotos foram tiradas da parte alta da Vila
Dicas:
- CIT - CENTRO DE INFORMAÇÕES TURISTICAS DE PARANAPIACABA
Rua Direita S/no. Parte Baixa – Paranapiacaba
Santo André, SP
Tel. (11) 4439-0109.
em sua origem, chamou-se de Capela do Alto da Serra, e recebeu licença quinquenal para celebração de missas pela primeira vez em 8 de agosto de 1884, quando se deu início sua construção.
destaque ao fundo para o Clube União Lira Serrano |
réplica do Big Ben, feita em Londres |
Castelinho |
Essa residência, também denominada de "Castelinho", situa-se entre a Vila Velha e a Vila Martin Smith.
Localizada no alto de uma colina, com vista privilegiada para toda a vila ferroviária, sua construção data de 1897 para ser a residência do engenheiro-chefe, que gerenciava o tráfego de trens na subida e descida da Serra do Mar, o pátio de manobras, as oficinas e os funcionários residentes na vila. (pt.wikipedia.org)
Monumento ao Divino Redentor ou Igreja de Bom Jesus da Boa Viagem ou, ainda, Monumento ao Cristo Redentor - construído em maio de 1912
Nenhum comentário:
Postar um comentário