A “Casa de Dona Yayá” é assim conhecida por conta de sua última proprietária, Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá, única e rica herdeira das propriedades da sua família. Interditada em 1919, aos 32 anos, foi considerada incapaz de gerir sua fortuna por “sofrer das faculdades mentais”. Decidiu-se então, a conselho médico, que ela deveria mudar-se para um lugar mais calmo e tranquilo. Seus tutores escolheram a casa à Rua Major Diogo, na época uma grande chácara afastada do centro da cidade. Em 1961, após o seu falecimento, a casa foi transferida para a Universidade de São Paulo como herança jacente.
Em 2003, o Centro de Preservação Cultural da USP se instalou no imóvel. O órgão tem por objetivo propor normas, diretrizes e políticas, bem como fomentar e coordenar ações visando a preservação e o uso qualificado do patrimônio cultural da Universidade de São Paulo.
Nossos agradecimentos ao Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo - Casa de Dona Yayá, que tão gentilmente nos autorizou a fotografar a Casa, bem como, pelo fornecimento do texto publicado.
Dicas:
Casa de Dona Yayá Rua Major Diogo, 353 Bela Vista 01324-001 São Paulo
Tel: (11) 3106-3562 | cpc1@usp.br | www.usp.br/cpc
Nenhum comentário:
Postar um comentário