da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, foi inaugurada em 11/9/1787.
Igreja colonial localizada no Largo de São Francisco, no Centro Histórico de São Paulo.
Entre 1642 e 1647, os frades franciscanos instalados na vila de São Paulo do Piratininga construíram um convento e igreja na área mais tarde conhecida como Largo de São Francisco. Em 1676, os irmãos da Ordem Terceira de São Francisco, dirigidos à época por frei João de São Francisco, iniciaram a construção de uma capela para a ordem no interior da igreja franciscana. Essa primeira capela foi terminada em 1736 e era ligada à igreja conventual por um arco.
Em 1783, os frades do convento doaram aos terceiros o terreno ao redor da capela para sua ampliação. A capela de planta octogonal foi transformada em transepto da nova igreja, que passou a ter planta em forma de cruz com a fachada principal alinhada com a da igreja conventual.
No interior, a zona do transepto tem uma cúpula octogonal, decorada com pinturas do século XVIII e aberturas para a entrada de abundante luz. O transepto possui um altar dedicado a São Miguel e outro notável retábulo dedicado a Nossa Senhora da Conceição, realizado entre 1736 e 1740 pelo entalhador Luís Rodrigues Lisboa. Este último, de talha erudita em estilo joanino, possui anjos atlantes que sustentam colunas solomônicas, uma novidade na São Paulo da época. Além disso apresenta outras características do estilo, como anjos sentados sobre volutas e trono escalonado. Sobre o trono localizava-se um conjunto escultório de São Francisco recebendo as chagas, que na reforma de fins do século XVIII passou a ocupar o novo retábulo-mor, realizado em estilo rococó por José de Oliveira Fernandes em 1791.
Além dos retábulos, o interior da igreja abriga o maior conjunto de pinturas de José Patrício da Silva Manso. No teto da nave as pinturas de 1790-91 representam São Francisco entregando a regra aos irmãos terceiros, enquanto que na capela-mor o teto foi decorado entre 1791-92 com pinturas representando São Francisco subindo aos céus num carro de fogo. (pt.wikipedia.org)
Hoje, após tombamento como patrimônio histórico em 1982, contém em seu acervo bustos de terracota do século XVII, estátuas de santos e documentos do século XVIII, castiçais banhados em ouro e pinturas em tela e nos forros. Seus altares, folheados a ouro, e suas estátuas exibem três fases do estilo barroco – a clássica, a primitiva e a posterior. Destaque para as pinturas de José Patrício da Silva Manso que mostram passagens da vida de São Francisco. (www.cidadedesaopaulo.com)
Este álbum completa o álbum anterior "Por dentro das Igrejas do Centro de São Paulo" (passearefotografar.blogspot.com.br)
- Largo São Francisco 173
Tel: (11) 3106-0081
- aberta todos os dias das 09 hs às 16 hs
- Estação Sé do Metrô - Linha 1 Azul
retábulo de Nossa Senhora da Conceição, de 1722 |
São Francisco subindo aos céus em carro de fogo
- 1791-92
|
altares do século XVIII e XIX - este dedicado a Santo Antonio de Categeró |
detalhe do piso onde ficam os restos mortais |
restos mortais do Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar, fundador e patrono da Polícia Militar de São Paulo e marido da Marquesa de Santos |
janelas deixadas abertas no restauro mostrando as antigas pinturas |
janela mostrando detalhe do antigo teto, em madeira |
vestes antigas sendo catalogadas e restauradas para serem exibidas em exposição |
imagem de Santa Isabel |
tranca original |
sala deixada no restauro, mostrando como era a construção |
Nenhum comentário:
Postar um comentário