Casa de Saúde Francisco Matarazzo ou ainda Hospital Umberto I, fechado há 20 anos e entregue à ação e deterioração do tempo!
Que desperdício em uma metrópole tão carente de espaço, leitos hospitalares e patrimônio!
"Inaugurada em 1904, essa construção abrigou o que foi um dos principais hospitais do estado, o Umberto Primo, também conhecido como Hospital Matarazzo, na Bela Vista. O complexo, que contava com casa de saúde, maternidade, capela e consultórios, tornou-se referência em saúde, pela estrutura portentosa e pelo pioneirismo em tratamentos e pesquisas. Transformou-se também em um ícone arquitetônico da cidade, cuja importância histórica o levou a ser tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio. (vejasp.abril.com.br)
Em construção neoclássica, o hospital funcionou até 1993, quando foi interditado pela Vigilância Sanitária.
A Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), dona da área desde 1996, assinou a venda do terreno à holding de investimento WWI e ao grupo francês Allard. O projeto dos novos donos do imóvel, tombado em 1986 pelo Condephaat, consiste em construir um hotel, um espaço cultural do Banco do Brasil e uma torre comercial. (omelhordeparis.com.br)
Pois então, já estamos em 2014 e o antigo Hospital continua sofrendo a ação do tempo!
Uma pena!!!!
Dica:
- Alameda Rio Claro, 190 - Bairro da Bela Vista
Conde Matarazzo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário