“Casa com a alma da Semana de Arte Moderna de São Paulo”
Segue mais uma dica de passeio por SP, deste vez localizada num espaço privilegiado da Vila Mariana.
Com entrada gratuita, o Parque da Casa Modernista é um exemplo da arquitetura do rompimento com as regras vigentes e despojamento propostos pelos modernistas. Uma casa moderna ainda para os dias de hoje, imaginem entao em 1928 quando foi projetada e construída pelo arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik para a sua família.
A casa era um reflexo no ramo da arquitetura do movimento modernista no Brasil. A construção causou grande impacto por não possuir o excesso de ornamentos comuns à época e marca o momento de transição das formas clássicas ao inovador. Participantes da Semana de Arte Moderna de 1922, como Oswald de Andrade, Anísio Teixeira, Mário de Andrade, Osvaldo da Costa e Mário de Andrade, opinaram sobre o sucesso de Warchavchik, ao conseguir uma essência nacional na casa sem comprometer o objetivo de romper com os elementos tradicionais da Arquitetura.
A casa, hoje pertencente ao Estado de São Paulo, foi tombada em 1986 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e reconhecida como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, tornando-se um parque. O tombamento se deu por intermédio de moradores da região que queriam impedir a implantação de um loteamento residencial, proposto por uma construtora, para o local.
Sites consultados:
Dicas:
- A casa apresenta aos visitantes um filme que explica a história de sua construção. No quintal, um parque impressionante com exemplares de árvores antigas e enormes onde vocâ pode passar uma tarde inteira sentada lendo, apreciando, ou caminhar por entre as folhas secas do chão.
- Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana
São Paulo/SP - CEP 04121-000
Tel: +55 11 5083-3232
- Estação Santa Cruz do Metrô
- aberta de terça a domingo, das 9h às 17h
- há Serviço Educativo no local
- Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário