História dos Presépios
"O símbolo universal do Natal nasceu em 1223, em Greccio, pequena cidade da Itália central, onde Francisco de Assis, o Santo, idealizou uma representação teatral do nascimento de Jesus, com atores moradores da vila, conhecido como o primeiro presépio "vivo". Sua intenção, reavivar a fé cristã.
A influência desse movimento franciscano acabou valorizando a relíquia do estábulo existente na Basílica de Santa Maria Maior em Roma de tal modo que em 1290 a igreja da Capela do Presépio foi reformada passando a abrigar uma escultura representando o nascimento de Jesus.
O símbolo universal do Natal difundiu-se por outras ordens religiosas multiplicando-se nas igrejas, conventos, casas aristocratas até se tornarem prática de todas as classes sociais. Em Nápoles, a arte presepista tornou-se uma das grandes manifestações artísticas a partir de 1700. Sua popularidade contribuiu para que surgisse, naquele período, competições de presépios, nas quais a humanização das cenas e figuras retratavam o modo de vida, hábitos e costumes da época atribuindo aos presépios um realismo impressionante.
No Brasil, a arte presepista foi introduzida pelos jesuítas, que também utilizavam-na como um instrumento de difusão e ensino dos valores religiosos. Como ao longo da história foram sendo introduzidos personagens junto ao "trio tradicional" da Cena da Natividade representada por Jesus, José e Maria, aqui não foi diferente. Somaram-se ao núcleo sagrado os reis magos, pastores, homens do povo e representantes de várias profissões e mais uma infinidade de animais." (transcrição de placa na entrada do museu)
Com 1600 peças do século XVIII, a visita vale só pelo presépio napolitano, doado pelo industrial e colecionador Ciccillo Matarazzo, que o trouxe da Europa em 1949. (vejasp.abril.com.br)
Dica:
- faz parte do conjunto arquitetônico do Convento da Luz
- Avenida Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo - SP
Tel: +55 11 3326-3336
e-mail: mas@museuartesacra.org.br
- Estação Tiradentes do Metrô
- Estacionamento - Gratuito
Rua Jorge Miranda, 43 - Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário