Muito além de um passeio turístico, o Caminho de Santiago é uma peregrinação de fundo religioso.
Uma das versões mais divulgadas é a de que é uma derivação do latim Campus Stellae ("campo da estrela"), que evoca a estrela que indicou milagrosamente ao bispo Teodomiro a localização do túmulo de Santiago.
Segundo conta a tradição, o apóstolo Tiago pregou a palavra de Cristo na Hispânia após a morte de Jesus. Em seu retorno à Judeia, foi martirizado e seu corpo levado de volta à Ibéria e ali secretamente sepultado. A descoberta de seu túmulo teria se dado no século 9, onde Afonso II ordenou a construção de um templo para lhe prestar homenagem.
O CAMINHO DE SANTIAGO
Não há só um caminho até Santiago de Compostela.
O mais famoso é o francês, mas outros muito percorridos são o Caminho Português (que vem de Braga e Porto), o Caminho Sudeste-de la Plata (que passa por Ourense), o Caminho de Fisterra-Muxía e o Caminho Inglês (vindo do porto de La Coruña). Todos têm suas dificuldades e, em comum, seu final em Santiago de Compostela.
É inclusive muito comum ver alguns peregrinos percorrerem a rota clássica do norte e depois fazerem um círculo mesclando as sendas do norte e de Fisterra.
Em comum a todas as rotas é o preparo tanto espiritual como em termos de equipamentos.
Fonte de pesquisa: viajeaqui.abril.com.br
Jubileu Compostelano
O Ano Jubilar Compostelano - também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu) - é celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, quando o dia do apóstolo Santiago Maior (25 de julho), cujos restos mortais supostamente se encontram na catedral compostelana, coincide com um domingo, o que sucede habitualmente cada 6, 5, 6 e 11 anos. O último celebrou-se em 2010. O próximo será em 2021 e depois em 2027, 2032 e 2038. O Jubileu Compostelano, que concede desde a sua origem indulgências especiais aos fiéis, estimulou a visita de peregrinos de toda a Europa à catedral de Santiago de Compostela. Esta celebração religiosa tem início da tarde do dia 31 de dezembro anterior ao início do Ano Jubilar e termina no mesmo dia, um ano depois. As cerimônias que assinalam o início e o fim desta celebração são a abertura e o encerramento da Porta Santa, situada na cabeceira da catedral compostelana. As exigências formais da Igreja para ganhar o Jubileu são muito simples: visitar a catedral de Santiago, onde se encontra o corpo de Santiago e aí rezar pelo menos uma oração. Também é exigida a confissão e comunhão no mesmo dia da peregrinação ou quinze dias antes ou depois desta, mas estes sacramentos podem ser cumpridos em qualquer lugar, e não obrigatoriamente na catedral compostelana. (fonte: pt.wikipedia.org)
Dicas:
- Fizemos a visita a Santiago de Compostela num passeio de 1 dia partindo da Cidade do Porto.
- Fizemos a visita a Santiago de Compostela num passeio de 1 dia partindo da Cidade do Porto.
ao fundo, a Catedral |
uma das torres |
dentro da catedral |
catedral de Santiago de Compostela |
Nenhum comentário:
Postar um comentário