Um passeio pelo Bairro do Ipiranga...
Famoso "grito" de independência proclamado por D. Pedro I, em 1822, a região em torno do Riacho Ipiranga (hoje Bairro do Ipiranga) sempre foi vista como um local que deveria retratar essa parte da história do Brasil. Muito discutida durante o século XIX, a idéia de se criar no local um monumento comemorativo veio a concretizar-se em 1882, no momento em que foi escolhido o italiano Tommaso Bezzi para a execução de um projeto. O edifício de grandiosas proporções, construído em dez anos (1885-1895), em estilo renascentista, o Museu do Ipiranga, como é carinhosamente chamado pelos paulistanos, faz parte do conjunto denominado Parque da Independência.
Elaborado por uma equipe de paisagistas especialmente contratada para a ocasião, um jardim une o museu e o monumento, jardim este que foi inspirado nos jardins do palácio de Versalhes na França, proporcionando um maior destaque ao prédio do museu.
Foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural.
Um dos mais bonitos pontos turísticos da capital paulista.
No conjunto encontramos também a Casa do Grito, originalmente construída em pau-a-pique. Guarda vestígios das diversas reformas realizadas ao longo do tempo pelos seus diversos moradores. Diferentes materiais de construção foram a ela incorporados, tais como tijolos e até mesmo uma pequena intervenção em concreto. (pt.wikipedia.org)
Dicas:
- Avenida Nazaré, s/n - Ipiranga - São Paulo
Tel: (11) 2065-8000- o museu, infelizmente, encontra-se fechado para reforma sem previsão de reabertura.
- a construção é linda e se encontra em um parque que fica aberto no final de semana para caminhadas, cooper, andar de skate, piqueniques
Nenhum comentário:
Postar um comentário